14 de ago. de 2012

Manual do Jovem Orientista - Dica nr 25

Dica no 25: Beba bastante água antes, durante e depois da atividade física.
Água é o principal elemento de nosso corpo, sendo indispensável sua reposição após a atividade física. Mesmo em clima frio, os organizadores de eventos são obrigados a colocar postos de água no meio do percurso. Se o tempo estimado para o primeiro colocado é de mais de 45 minutos, serão colocados pontos de água a cada 20 minutos da velocidade calculada para o vencedor. Em condições climáticas desfavoráveis, poderá ser oferecida uma solução isotônica. No ponto de água, será oferecida água pura na temperatura satisfatória como refresco. Todo refresco, diferente de água pura, terá que ser identificado claramente.  Os pontos de água  poderão ser colocados nos pontos de controle ou  nas prováveis rotas, e devem estar precisamente locados no mapa. 

Já ocorreu em um evento que o organizador não quis colocar posto d’água porque tinha conseguido aqueles copos plásticos fechados e queria evitar que os orientistas levassem os copos para a floresta. A solução nestes casos é simples: deixar os copos fechados na chegada e colocar nos postos d’água galões e copos descartáveis comuns, com uma pessoa da organização enchendo os copos e cuidando da reposição da água do galão quando necessário. Com os copos comuns, os orientistas vão tomar a água no mesmo local, ficando fácil o recolhimento dos copos que ficarem pelo chão. Se a organização dispõe apenas dos copos d’água fechados, pode ainda colocar uma pessoa abrindo os copos e colocando-os sobre uma mesa, para os orientistas tomarem água ali, sem levar os copos adiante. 

Após a atividade é importante bebermos bastante água para repor nossa perda líquida, que pode chegar a um litro a cada hora de corrida, até mesmo em clima frio. Em treinamentos longos, é importante levar água para tomar durante a atividade, repondo parte da perda líquida. Ao fazer trabalho intervalado na pista de atletismo, ou nas áreas de orientação, é interessante levar uma garrafa com água para beber nos intervalos, principalmente quando a quantidade de tiros é maior que dez e o intervalo é curto. Bebendo água, a sensação de cansaço é amenizada e temos mais disposição para realizarmos uma maior quantidade de tiros. 


Beber bastante água pode evitar problemas renais sérios, de uma maneira bem simples e com baixo custo. O uso de isotônicos e repositores energéticos durante e logo depois da atividade podem auxiliar na reposição hídrica e mineral, mas não dispensam o consumo de água no restante do dia. Após uma atividade de longa duração devemos beber água suficiente para repor as perdas até o final do dia.

Ir ao ÍNDICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário