27 de mai. de 2012

Manual do Jovem Orientista - Dica nr 22


Dica no 22: Observe o uso adequado da vestimenta e do calçado.

É importante que os organizadores de eventos para iniciantes tenham a preocupação de escolher locais sem vegetação fechada, evitando risco aos praticantes. A regra da IOF diz que a escolha de vestimenta e calçados é livre, desde que não contrarie regras estabelecidas pelo organizador da competição. 

Para a CBO o uniforme de competição deve atender aos seguintes requisitos:

1. Em provas clássicas é obrigatório ao competidor utilizar calças que cubram o corpo da cintura até abaixo do joelho e camisetas de mangas curtas ou longas;
2. Nas provas nacionais e regionais é obrigatório o uso de um número de identificação do atleta que proporcione sua visualização clara. A utilização, formato e tamanho será conforme prescrito pela organização e poderá conter a logomarca de patrocinadores. Nas provas estaduais fica a critério de cada federação o estabelecimento das regras para uso do número de identificação
3. O atleta deve usar traje com motivos relacionados ao esporte de orientação e seus patrocinadores (caso haja);
4. Em provas de Sprint poderão ser usados calção e camiseta cavada, exceto quando informado o contrário no boletim do evento;
5. Além dos logos do clube, federação, CBO e patrocinador oficial não serão permitidos outros logos e símbolos;
6. Os números de filiação da CBO utilizados como identificação no uniforme deverão proporcionar sua visualização clara e devem ser pintados, bordados ou fixados no uniforme, não podendo serem dobrados ou cortados. 

Conforme comentado anteriormente, há locais e situações onde há a necessidade de acessórios especiais de proteção, como as caneleiras, meião e blusas com manga comprida, conforme o local e recomendações do organizador do evento. Nessas circunstâncias, devemos nos adequar à situação de modo a nos sentirmos mais confortáveis e seguros. Eu costumo usar uma camiseta como as de corrida de rua por baixo do uniforme de orientação, como fazem os jogadores de futebol, pois mesmo em clima quente ela ajuda a transpirar melhor, e em clima frio ajuda a manter o aquecimento do tronco. Em clima frio é bom usar calças de lycra por baixo do uniforme, para manter o corpo melhor aquecido, e às vezes até uma blusa extra de mangas compridas. O importante é sempre usarmos uma roupa confortável e adequada ao clima.

Para o treinamento de corrida devemos usar sempre tênis de boa qualidade, leve e com bom sistema de amortecimento de impacto. É interessante ter cerca de três pares de tênis para o treinamento de corrida, alternando a cada treinamento, ou escolhendo o melhor conforme a distância e tipo de atividade. 

Para a orientação, além do amortecimento de impacto, um fator importante no calçado é a aderência em terreno inclinado, com grama ou folhagem solta, em locais molhados e com lama. Geralmente é proibido o uso de calçados com pregos nas competições de orientação. Na Europa e nos Estados Unidos encontramos tênis adequados, fabricados exclusivamente para orientação, geralmente com travas largas para não grudar lama, alguns até com pinos metálicos para segurar melhor em terreno pedregoso. Os pinos metálicos dos calçados específicos para orientação são permitidos na maioria dos eventos. 

Mas esses modelos são difíceis de importar e de custo mais alto. No Brasil o mais adequado pode ser um tênis para esporte de aventura ou chuteira de futebol society com entressola de EVA, ambos têm boa aderência em terreno acidentado e resistem bem em dias de chuva. 

Podemos encontrar vários modelos de tênis para esporte de aventura que podem ser usados na orientação, inclusive com bons preços. É melhor escolher os modelos que sejam mais leves, com travas de borracha mais largas e com acolchoamento interno que não retenha muita água. Usar um tênis de corrida de rua é mais confortável quando está seco, mas escorrega muito em local inclinado, ou pode ficar pesado quando molhado, e isso está fora de cogitação. Os tênis de corrida são adequados apenas em provas de Sprint em ambientes predominantemente urbanos. Os modelos de calçado com solado mais baixo, como as chuteiras de futebol society, também têm a característica de proporcionar mais estabilidade em terreno irregular e dificultar a ocorrência de entorse de tornozelo. 

É aconselhável testar modelos diferentes e verificar quais os mais confortáveis e adequados nas situações comuns que encontramos na orientação. Essa escolha do calçado é personalizada, deve ser a mais adequada a cada participante e às condições de cada competição. Podemos testar modelos diferentes e escolher os melhores para as competições, separando os demais para treinamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário